6 Passos para Você quitar suas Dívidas e Alcançar a Liberdade Financeira

6 Passos para Você quitar suas Dívidas e Alcançar a Liberdade Financeira

 São muitos os relatos de pessoas que se endividam muito e não veem solução para esta situação. Pelos mais diversos motivos, alguns até justificáveis, essas pessoas perdem sua liberdade financeira, ficando escravas de cartões de crédito e empréstimos. Por isso, nosso site elaborou um passo a passo para você quitar suas dívidas e ficar livre desta situação.

liberdade financeira

Leia o post até o final e talvez você perceba que apenas cortar cartões de crédito não é a solução, e que ainda temos muito que aprender sobre educação financeira.

Sendo assim, vamos começar com os passos para sair das dívidas.

Passo 1: Seja Honesto Consigo Mesmo

Acredito que isso seja uma das coisas mais difíceis de se fazer. Muitas pessoas dirigem um carro do ano e estão completamente arruinados, fingem ser ricos, ou vivem em um patamar acima do seu salário. Você pode mentir para todo mundo, mas nunca para si mesmo! Você precisa ser honesto consigo mesmo, porque se você tem um objetivo de onde quer chegar, não vai alcançá-lo se não souber onde está verdadeiramente.

Passo 2: Pare de Acumular Empréstimos Imediatamente

Repense o uso de empréstimos, os use somente quando não houver mais solução aparente, ao invés disso, tente gerar alguma renda extra ou economize onde conseguir. Mas este passo é primordial, você tem que estancar este "fluxo" que está "sugando" seu salário.

Passo 3: Faça uma Lista de Todas as Suas Dívidas

A palavra-chave aqui é "todas". Aqui retomamos o primeiro passo: Seja honesto consigo mesmo, e liste todas as suas dívidas sem exceção, mesmo aquelas menores, mas não deixe passar nada. 

Passo 4: Contrate um Contador ou Educador financeiro

O quarto passo é crucial, e se você está profundamente endividado, é provavelmente um dos passos mais importantes que deve seguir e se comprometer: contratar um contador. 

Uma pessoa disse que "pessoas ricas têm contadores", enquanto "pessoas pobres" não mantêm registros precisos. Obviamente estamos falando aqui de pessoas que operam um grande volume de dinheiro ou declaram grandes quantias em seu imposto de renda, e ainda sim estão endividadas.

Porém, um educador financeiro é alguém que pode auxiliar famílias de todas as faixas de renda. Veja o que se enquadra melhor e busque ajuda profissional.

Passo 5: Crie uma Imagem Visual das Suas Dívidas

Este é o quinto passo, e tem um peso psicológico em nossa mudança de mente.

Uma vez que você tenha uma lista de todas as suas dívidas, você criará uma imagem visual dessas dívidas. Simplesmente, na parte superior esquerda de um quadro você escreverá o nome do credor, por exemplo, meu cartão de crédito. Na parte superior direita, você escreverá o total da dívida. Na parte inferior esquerda, escreverá o pagamento mínimo mensal que deve ser feito, e na parte inferior direita dividirá o total da dívida pelos pagamentos mensais.

Por exemplo, na linha de uma dívida você escreverá um mínimo de 200 reais por mês, para uma dívida total de 1.000 reais, com 5 pagamentos mensais. Isso significa que levará 5 meses para eliminar essa dívida, pois o total da dívida dividido pelo pagamento mínimo mensal é igual a 5. Para cada dívida que você tem, você criará essa imagem visual e a revisará diariamente para saber quantos meses levará para pagar cada uma. Qualquer pessoa pode fazer isso, basta colocar a cabeça no lugar certo. 

Agora, no caso de um cartão de crédito é necessário estar atento, pois os juros correm todo mês, nesse caso então, é necessário fazer uma negociação ou trocar esta dívida cara por uma mais barata (com menos juros).

Passo 6: Determine a Ordem em Que Pagará Cada Dívida

Este passo envolve uma fórmula de prioridade. Começamos com a dívida menor, aquela que pode ser paga mais rapidamente. Muitas pessoas perguntam se não deveriam pagar primeiro as dívidas com as taxas de juros mais altas. Nesta fórmula, o que você quer é ver resultados rapidamente. Para comprovar que essa fórmula funciona, portanto, começamos com a dívida mais curta que você tem.

Quando você notar esse resultado e constatar que a fórmula está funcionando, será incentivado a continuar. Por isso, começamos com o número menor. Como dizem, não se trata do pagamento de juros, mas da velocidade com que você pode liquidar.

Agora uma lição importante: O Que é Passivo e Ativo?

Quando olhamos para a pessoa de classe média, notamos que ela tem um emprego, recebe dinheiro, paga a casa e o dinheiro vai para um banco através de um financiamento imobiliário ou de carro. Isso não é um ativo, porque o dinheiro está saindo, sendo assim, um passivo. A definição de passivo é que ele retira dinheiro do seu bolso, enquanto um ativo coloca dinheiro no seu bolso.

Se eu tenho uma propriedade para alugar, ela coloca dinheiro no meu bolso. Se eu moro em casa, é um passivo, porque mesmo sem dívidas, ainda tenho impostos, depreciação, reparos, manutenção, seguro e tudo mais. Mas se eu alugo uma propriedade e a adquiro bem, todos os meses ela me envia dinheiro.

Como Evitar Comprar Passivos e Adquirir Ativos

A razão pela qual muitas pessoas enfrentam problemas em primeiro lugar é que compram passivos primeiro e depois tentam adquirir ativos. Isso nunca funciona, e elas continuam comprando mais e mais coisas, contraindo más dívidas. Em contrapartida, devemos adquirir ativos para podermos ter um estilo de vida próspero.

O melhor é que não precisamos nos preocupar com dinheiro ou qualquer coisa, porque simplesmente temos mais e mais dinheiro entrando constantemente. Esse processo exige disciplina e comprometimento. Lembre-se de que é uma jornada da situação atual para o destino desejado. Sem dedicação e disciplina, o processo pode desmoronar.

A Importância de Diversificar Fontes de Renda

Encorajo você a compartilhar isso com todos ao seu redor para despertá-los para a verdade. A chave para o sucesso financeiro está em focar em gerar várias fontes de renda. Não estamos falando de uma, mas de várias fontes de renda. Enquanto nos educamos financeiramente, desenvolvemos uma mentalidade empreendedora e geramos ideias de negócios para obter renda passiva e ativa.

A liberdade financeira vem ao longo do tempo, quando você tem paciência e aprende a se organizar de forma inteligente com sua renda e ativos.

Comentários